Ecoh

28/09 – Mesa virtual de debates: Histórias na Rede Pública

No seu trabalho, as histórias são ferramenta ou linguagem? Que tipo de histórias as crianças trazem? Estas são algumas das perguntas que professores responderão na mesa virtual de debates “Histórias na Rede Pública”, última da Circulação do ECOH. Valdir Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação de Londrina), Aliny Perrota, oordenadora do Projeto Palavras Andantes – Londrina e Cleide Cyola, professora da Rede Municipal de Ensino, puxam o bate-papo.

Histórias que as crianças trazem

“As crianças trazem muitas histórias da oralidade; causos de tradição oral, histórias de vidas entre outros.  Essas histórias compõem um universo de temas que o professor pode e deve trabalhar com os alunos para ampliar seu vocabulário e compreensão. O livro de literatura também é um ‘disparador’ para que as crianças possam pensar sobre muitas coisas. O professor é o mediador entre o livro e o leitor, uma vez que muitos desses alunos só tem acesso ao livro e a literatura pela escola.” (Aliny Perrota)

Histórias são uma linguagem

“Em alguns momentos as histórias fazem parte de algumas metodologias, servem para trabalhar outros saberes que consideramos importantes para o desenvolvimento integral da criança. No entanto, para além disso, entendemos a história em um lugar específico, que é este caráter artístico que ela possui. Com a literatura, trabalhamos a oralidade, a materialização de um texto escrito para que a criança entenda a diferença entre a fala e a escrita, apresentamos a ilustração dos livros como uma linguagem.” (Valdir Oliveira)

Gostou? Não perca este bate-papo, terça-feira, 28/09, às 19h30, no Youtube do ECOH

Apoio: Copel Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Texto: Erika Pelegrino // Ilustração: Fernando Ito