Ecoh

Apresentação: Palavras de griots – Com François Moise Bamba, do Burkina Faso. Tradução, Laura Tamiana

Terça, dia 10/11 | 19h30 | Em breve divulgaremos a forma de acesso

*Para participar dessa oficina gratuita é preciso fazer a inscrição com antecedência em http://bit.ly/inscricoes10ecoh

Na sociedade tradicional africana a palavra é mantida pelos griots. Eles são os porta-vozes da vida social, possuem os papéis de conselheiros, historiadores, transmissores das memórias, etc. Esses contos relatam a origem, o nascimento, a força dessa tradição do saber e da oralidade.

Iniciado na arte do conto por seu pai, François Moïse Bamba é da casta dos ferreiros e foi criado em estreita relação com a tradição da cultura e da arte griot do Burkina Faso, bases da sua formação como ser humano e como artista. Reconhecido internacionalmente, participou de diversos festivais. Desde 2018, realiza anualmente em seu país o Festival Internacional dos Patrimônios Imateriais que, a cada edição, propõe um mergulho em uma das 65 etnias do Burkina Faso. 

Laura Tamiana é artista, produtora e terapeuta. Suas criações e projetos propõem diálogos entre as artes visuais, o canto, a música, as artes da cena e as artes tradicionais e tem por motivação criar circunstâncias de encontro: de cada um consigo mesmo, entre as pessoas, entre diferentes contextos e culturas. Além da tradução, é quem organiza a vinda e a circulação de François ao Brasil. A tradução é feita como parte da cena, ambos os artistas contando juntos.

Classificação indicativa: Livre
Duração estimada: 90 min.