Ecoh

As histórias de seu Joaquim, verdureiro

As histórias de seu Joaquim verdureiro

Palhaço e contador de histórias, Rafael de Barros descobriu há um tempo que seu avô, Sebastião, era palhaço de Folia de Reis e, recentemente, soube que seu bisavô, Joaquim, era um contador de histórias. E o que um contador de histórias faz com uma riqueza de descoberta dessas? Para alegria e sorte da criançada pequena e grande, ele conta uma história!

Determinado a descobrir quais eram as histórias que seu bisavô contava, Rafael ficou no pé da mãe, dona Marli e da tia, dona Antônia. “Mas mãe, mas tia….quais histórias ele contava?” Foi descobrindo um pedacinho aqui, um pedacinho ali. Nessa busca se deu conta que já tinha ali uma bela história. A história de seu Joaquim, o verdureiro que contava histórias.

Seu Joaquim vivia de vender as verduras que cultivava no seu quintal. O mesmo quintal ganhava outra dimensão quando o verdureiro ao som de uma vareta em uma lata de metal avisava a criançada da rua que era chegada a hora da imaginação. Embaixo de uma grande árvore, entrava em cena o contador de histórias.

Só que aqui não vamos contar tudo. Por exemplo, não vamos falar sobre uma delicadeza (que emociona até os corações mais duros) de seu Joaquim com as crianças. Essa história completa precisa ser escutada do próprio Rafael!  Bem aqui. É só clicar para entrar no quintal mágico do seu Joaquim, e ainda ouvir a história do menino arteiro que entrou no Campo Santo. Ah, mas já avisamos que antes precisa fazer um aquecimento para bons receptores de histórias. Mas não se preocupe, é muito divertido! Pois como diz o Rafael:

“Espero que vocês se divirtam daí o mesmo tanto que eu me divirto daqui. Mas fiquem tranquilos que a gente pode se ajudar nesta diversão.”

Quem é Rafael de Barros

Rafael de Barros é Mestrando em Artes Cênicas pela USP/ECA, onde desenvolve pesquisa sobre o Palhaço de Rua. Em 2019 foi vencedor do Programa Nascente USP na Categoria Artes Cênicas com seu espetáculo solo “El General”. Fez residência artística na Escola de Palhaços de Barcelona – Cal Clown (ESP). Graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Hoje participa do Grupo de Pesquisa CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator da Escola de Comunicação e Artes da USP. 

Fundador do Exército Contra Nada (2011), Rafael de Barros pesquisa a comicidade desde 2008. Tendo no repertório os espetáculos: “El General” e “Mundano”, além da intervenção “Chorinho de uma roda só”. Com esses trabalhos, apresentou em mais de 300 cidades, por 8 países diferentes, consolidando uma carreira internacional.

Apoio da COPEL // Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Texto Erika Pelegrino / Imagem Jeferson de Barros