Ecoh

Circulação do ECOH

Lá vem o trem das histórias e das brincadeiras!

Dia 01 de setembro, a circulação do Encontro de Contadores de Histórias (ECOH) entra em cena de forma virtual devido à pandemia de coronavírus, mas recheada de histórias, brincadeiras e debates.  Além das ações culturais para o público em geral, haverá as dirigidas para professores e alunos de 11 municípios que fecharam parcerias para o ECOH Pedagógico, que integra a Circulação do ECOH: Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Ibiporã, Imbaú, Jaguapitã, Ortigueira, Pitangueiras, Prado Ferreira, São Sebastião da Amoreira e Uraí. 

O formato digital permitiu ampliar a abrangência do público em geral e de professores e a quantidade de ações culturais e pedagógicas. Presencialmente, o evento contava com 01 oficina para professores sobre a importância de contar histórias, 02 dias de contações de histórias nas escolas das redes municipais, 01 dia de brincadeiras tradicionais na praça. 

Agora, a Circulação do ECOH será desenvolvida durante todo o mês de setembro e contará com: 11 vídeos de Contação de Histórias veiculados nas redes sociais do ECOH e que serão enviados por e-mail para as secretarias municipais de Educação dos 11 municípios; 15 vídeos curtos de brincadeiras tradicionais de rua; 02 Lives: “Brincando com o ECOH” e “Preta do Leite convida para seu balaio de histórias”; 01 oficina de manipulação de bonecos; 01 oficina “Linhas, agulhas e teares”; 04 oficinas “Histórias das histórias” para professores, com disponibilização de material em PDF para as secretarias municipais de Educação dos 11 municípios; 04 mesas virtuais de debates. 

“Esta edição virtual da Circulação do ECOH está bem especial. Conseguimos reunir um time muito bonito de artistas e contadores de histórias para contar diversas histórias e ensinar muitas brincadeiras. São histórias divertidas, clássicas, africanas, tradicionais e brincadeiras tradicionais que fazíamos na Praça de Brincadeiras quando o evento foi realizado presencialmente”, diz Gracieli Maccari, produtora da Circulação do ECOH. “Além de professores e pesquisadores que vão falar sobre os desdobramentos da arte de contar histórias durante este período de trabalho remoto e de distanciamento social, nas mesas virtuais de debates.”

As histórias também vão às escolas com abordagens específicas para educadores dos 11 municípios que fecharam parceria com o evento.  “Queremos contribuir para a criação de um espaço fértil de aprendizagem sobre o conto, a história ouvida/ vista, ajudando na implementação de ações que aprofundem o sentido da narração no espaço escolar. É o início de um mergulho nas histórias que, já sabemos, são fontes maravilhosas de experiências, meios preciosos de ampliar o horizonte das pessoas e aumentar nosso conhecimento em relação ao mundo que nos cerca e em relação à nossa própria existência”, diz Daniella Fioruci, produtora da Circulação do ECOH e quem ministra as oficinas “Histórias das histórias”.

A Circulação do ECOH vai começar!  “Esperamos em breve voltarmos para as edições presenciais, mas até que isso aconteça, convidamos as crianças, as famílias, os professores e toda a comunidade para brincar com a gente nas nossas redes sociais”, convida Gracieli Maccari.

Apoio da COPEL // Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Texto: Erika Pelegrino // Imagem: Fernando Ito