Ecoh

ECOH Pedagógico

ECOH Pedagógico, um mergulho nas histórias.

Nasce o ECOH Pedagógico. Essa história vem sendo contada há algumas edições com o “O que eu colho desta história?”, uma experiência que levava a criança a mergulhar na narrativa, colher as mensagens mais sutis e trazê-las para sua história pessoal. Um exercício que a narradora de histórias, produtora do ECOH e educadora, Dani Fioruci, chama de interpretação ativa. “Assistir ou escutar uma história por si só é uma delícia, mas aprofundar-se no que ela tem para nos contar, compartilhar conosco, desvendar o conhecimento e sabedoria que vivem nela, é uma forma a mais de o aluno desenvolver a crítica e a autonomia.”

Depois de assistir a apresentação do ECOH, Dani perguntava o que as crianças colheram da história e em quais momentos de suas vidas se sentiram como o personagem. “Thyago Bezerra, o Mumu, gravava um vídeo das crianças contando. Era muito bonitinho.”

Este ano, com a imposição do mundo virtual, as histórias são narradas em vídeos, e com isso veio a possibilidade de mergulhar na experiência nas escolas, aprofundá-la e imprimir a ela um caráter pedagógico. Os 31 vídeos selecionados para serem enviados às escolas pelo ECOH foram divididos em blocos com temas afins e para cada bloco Dani Fioruci, pedagoga por formação, e Gracieli Maccari, arte educadora e coordenadora da rua de Brincadeiras do Ecoh Circulação, prepararam roteiros de atividades para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O ECOH Pedagógico ganha vida.

 “Dessa forma, não sobrecarregamos os professores com mais uma atividade a ser desenvolvida e oportunizamos mais um espaço para que os alunos mergulhem nas histórias”, diz Dani Fioruci.

Os oitos vídeos de abertura do ECOH, por exemplo, foram agrupados no bloco com tema cultura popular do Brasil e da China. Para este bloco, Dani e Gracieli, fizeram roteiro de atividades que trabalham conteúdos de Matemática, Ciências, Literatura Brasileira; Folclore Brasileiro; passos básicos de Forró; animais e suas características físicas; projeto de teatro; pesquisa sobre as manifestações culturais – como Maracatu, Maracatu rural, bonecos do Carnaval de Olinda ou o Frevo – culinária; pesquisas sobre os instrumentos musicais e a música tradicional chinesa; teatro de bonecos, mitos e símbolos chineses, entre outras atividades.

Se você quer material do ECOH Pedagógico para desenvolver na sua escola, é só clicar no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetiWIA6pMePZdfDEu0_35tW_oyPQU9ub2fTyRzaE72e8dgKw/viewform