Ecoh

Encontro de Contadores de Histórias de Londrina divulga os artistas selecionados para a edição de 2024

De 11 a 25 de agosto, Londrina sediará o 13º Encontro de Contadores de Histórias (ECOH), reunindo narradores para apresentações em escolas, bibliotecas e praças da cidade. Para celebrar a narrativa oral foram selecionados artistas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. As atrações são indicadas para crianças e adultos e trazem grande variedade de repertório e estilos. Em duas semanas de evento serão 19 apresentações gratuitas, além de oficinas e rodas de conversa. 

Para o pesquisador e narrador paulista Giuliano Tierno, um dos responsáveis pela curadoria do evento, o ECOH é um dos mais importantes festivais em nível nacional. “O encontro em Londrina atrai o interesse de contadores e contadoras de histórias de todo o Brasil, recebemos 125 propostas no edital de seleção, a grande dificuldade foi adequar a programação ao orçamento, trabalhos de altíssima qualidade não puderam ser contemplados exclusivamente pela limitação orçamentária. Buscamos a maior diversidade possível de formas de narrativa e de territórios no país, mas é difícil com uma verba tão curta” , explica Tierno.

Programação artística

De Londrina são três representantes na programação artística do festival: Cia Zoom, com o espetáculo “Sulwe”; Edna Aguiar, com  “Preta do Leite Contando e Cantando Ancestralidades”; e o grupo Fio da Meada apresentando “Histórias daqui, de lá e acolá”.

Os outros convidados são: 

  • Ana Letícia Silva (São Paulo/SP) que vai apresentar as histórias “Conversa de Rua”, “Conversas de Olhar para o Céu”, “Uma Linhagem de Família que Amava sem Amor”; 
  • Bicicletas Voadoras (São Paulo/SP), com “Histórias Imprevisíveis”; 
  • Cadu Cinelli (Curitiba/PR), com os espetáculos “Percursos Afetivos” e “Chão Vermelho”;
  • Chica Reis (Belo Horizonte/MG), apresentando “Duzantigus”;
  • Cia Malas Portam (São Paulo/SP) com “Histórias de Terrir (ou de Medo)”; 
  • Josiane Geroldi/Cia Contacausos  (Chapecó/SC), apresentando “Tem Coroa, mas não é Rei: Contos de Adivinhação!”; 
  • Kiara Terra (SP/Portugal), com “Todas, menos uma”; 
  • Rafael de Barros (São Paulo/SP) e suas “Histórias de um Cavaquinho”.

Giuliano Tierno fará uma participação especial  com o espetáculo para  o público adulto “Mooca ou Fazer Casa em Tupi Guarani”. 

Oficinas

O ECOH também atua na formação de narradores oferecendo, em todas as edições, oportunidade de aprendizado e aprimoramento. Neste ano, além de rodas de conversa, estão programadas duas oficinas para artistas, educadores e demais interessados em explorar o universo da tradição oral. 

Angela Pappiani (SP) vai ministrar “Histórias para manter o céu suspenso”. Ana Letícia Silva conduzirá a oficina “Subindo no Bonde da História” com vagas em turma presencial e online. As inscrições serão abertas em breve e as informações divulgadas no site oficial  (www.ecohlondrina.org.br) e nas redes sociais do ECOH (instagram.com/ecohlondrina e facebook.com/ecohlondrina).

*

13º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina

Data: 11 a 25 de agosto de 2024

Patrocínio: Promic – Programa de Incentivo à Cultura de Londrina

Mais informações:

Site: www.ecohlondrina.org.br

Facebook: facebook.com/ecohlondrina

Instagram: instagram.com/ecohlondrina

*

Assessoria de Imprensa: Christina Mattos (43) 9 9156-9145