Ecoh

Hoje é dia de “Dandara, a menina guerreira”!

A atriz Thainara Pereira, graduada na Universidade Estadual de Londrina em Artes Cênicas, investiga os caminhos entre o teatro, o canto e a contação de histórias, unindo memórias pessoais e cantos e relatos de outras mulheres negras na construção do espetáculo PRET(A), vinculado a lei de incentivo PROMIC- Londrina 2019.

Em suas pesquisas, Thainara teve acesso a muitas histórias de mulheres negras que lutaram pela liberdade no Brasil. “Estas histórias não são contatadas. Por isso, as trago para as crianças, para povoar seu imaginário com as heroínas negras desde a infância. Com isso espero ajudar a construir uma visão sobre o povo negro diferente da que temos hoje. Além de contribuir para o empoderamento feminino.”

Em Preta conta Dandara, hoje a partir das 16 horas, ela traz as aventuras de uma garotinha que foi muitooooo criança, viveu muitas aventuras em sua meninice, antes de virar gente grande.

SINOPSE – Dandara era menina forte, guerreira! Quando criança gostava de fazer tudo o que dizem que os meninos podem fazer. Ela gostava de correr pela mata, subir nas árvores.  Ela tinha os dedos da mão assim, igual ao seu, que é para subir nas árvores!  Ela tinha o olho assim, igual ao seu. É, ao seu olho! Que é para ver de longe o perigo vindo! Ela tinha os pés assim, igualzinho ao meu, ao meu pé! Que é para correr mais rápido! Quando ficou moça virou guerreira.

Ficha técnica: Contadora: Thainara Pereira // Produção: Diego Loman

Apoio: Copel Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná