O município de Tamarana foi o destino do ECOH Circulação entre os dias 25 e 29 de março. E o que vivemos ali foram momentos que vão ficar guardados na memória de toda a equipe. Mesmo diante de uma tempestade que nos surpreendeu no sábado, dia do evento de encerramento, aberto a toda comunidade, tivemos um encontro emocionante.
Durante a semana, o projeto já havia passado pelas escolas municipais e APAE, com apresentações dos narradores e uma interação incrível com as crianças, além de realizar uma oficina online para os professores. Mas no sábado, no Centro Social Urbano, foi tudo muito especial.
Pouco antes do horário que programamos para começar as atividades, a chuva forte inundou as quadras. Com o apoio das funcionárias da Secretaria de Educação e a energia da nossa equipe incansável, tudo foi reorganizado. Parte dos artistas e produtores limpava, secava, remontava equipamentos. A outra parte recepcionava as crianças e famílias que, mesmo com o temporal, não desistiram de participar.
Vieram crianças com os convites recebidos nas escolas, vieram famílias da zona rural, vieram moradores de Lerroville, distrito de Londrina. Todos atraídos pela divulgação eficiente e pela confiança no trabalho feito com tanto carinho.
Vieram com os olhos atentos e o coração aberto para o que o ECOH trazia. A criançada brincou a valer. Teve pula corda, pé de lata, bolha de sabão, cantorias, leitura compartilhada e roda de histórias. Os mais velhos também logo ficaram à vontade, participando das atividades e cantando com a gente.
Mais de 150 pessoas participaram, mesmo depois da chuva. E todas pararam para escutar as histórias apresentadas pelos artistas do ECOH.
Teve criança que não queria ir embora. Davi foi uma delas. Ficou até o fim, encantado com a sanfona do palhaço. No final, ganhou convite para posar na foto oficial da equipe. Depois, mandou imagens tocando sua própria sanfoninha em casa. Foi tocante e simbólico. A experiência mágica de escuta e afeto criada pela força da palavra viva. Muitas pessoas nos agradeceram ao final. Nós agradecemos também, fomos muito felizes em Tamarana.
Clique aqui para conferir a galeria de fotos da nossa passagem por Tamarana.