Ecoh

Os três porquinhos você conhece? E “Triporcumconto?

A história “Triporcumconto” é um brinquedo experimentado, um jogo de inventar e de contar diferente uma história já muito contada. Tirar dela novas conversas. Assim, o grupo “Tricantumconto”, parte da inspiração na tradicional história “Os três porquinhos”, para trazer a ela atualizações e novas ideias, numa contação que, se não chega a ser releitura, também não se limita a contar a história por meios e linguagens já naturalizados por tantas versões. O grupo parte de inspirações em processos de improvisação teatral e de contação de histórias para buscar recriar as personagens, trazendo nessa recriação novas possibilidades de se pensar a história e suas mensagens.

Movidos pelo desejo de estudar diferentes linguagens para se comunicar com o público infantil, Camila Taari, Thiago Spengler e Rafael Avancini, desenvolvem pesquisas em duas linhas: contação de histórias e teatro crítico e político, que traz temas não abordados no teatro infantil. O primeiro espetáculo do grupo, o Causo da Mãe da Rua, usa a brincadeira mãe da rua colorida para tratar de forma lúdica questões sobre ocupação de moradias, moradores de rua.

Já, o espetáculo que trazem a partir de hoje na Circulação do ECOH, “Triporcumconto” foi desenvolvido na linguagem da contação de histórias. pesquisa que o grupo vem desenvolvendo. “Esta é uma linguagem muito específica . Escolhemos uma história bem conhecida, a dos três porquinhos, justamente, para ter esta liberdade para brincar com a contação de histórias”, diz Rafael Avancini.

Hoje, a partir das 16 horas.

FICHA TÉCNICA: Elenco: Camila Taari, Thiago Spengler e Rafael Avancini // Dramaturgia e adaptação: Rafael Avancini (com contribuições do grupo) // Figurino: O grupo

Apoio: Copel Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná