Ecoh

Roda de conversa: “A narração de histórias na academia” – Com Keu Apoema, Luciene Souza e Toni Edson

Terça-feira, dia 10/11 | 15h | Youtube e Facebook do ECOH

Frederico Garcia Fernandes – De Londrina, professor, Frederico pesquisa principalmente as relações entre oralidade, sonoridade e literatura. Pesquisou, por exemplo, mitos, lendas e causos de ribeirinhos do Pantanal, a poesia urbana de rappers londrinenses e a poesia neovanguardista perfomática em festivais poéticos italianos. 

Keu Apoema – Mulher negra. Sertaneja. Do interior de Pernambuco mas radicada na Bahia. Contadora de histórias. Professora do IHAC/UFSB nos bacharelado e licenciatura interdisciplinar em Artes e doutora em educação (FaE/UFMG). Caminha pelas estradas das histórias já há alguns anos, pesquisando, narrando, encontrando, inventando: pelos interiores, além-mar, em quintais, praças, livros e salas de aula. E faz da pesquisa o seu modo singular de lapidar a narrativa. Website: http://keu.apoema.art.br.

Luciene Souza – Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana e Contadora de Histórias. Atua junto ao Grupo Canastra Real: Contos em Cantos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais/UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional nos seguintes temas: Contação de Histórias, Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Formação do Leitor e EaD. Canta, conta, pesquisa e ensina sobre “as gentes das maravilhas” e as histórias que essa gente sabe contar de cor(ação).

Toni Edson – Toni é um sergipano que cresceu apreciando as manifestações da cultura popular. Começou a “bulir” com teatro aos 11 anos, depois foi contando contos populares indígenas e, desde 2003, pesquisa seriamente contos africanos. Ator, dramaturgo, diretor, compositor e contador de histórias. Concentra sua pesquisa na contação de história na tradição djeli (Burkina Faso/África Ocidental) aplicada ao teatro de rua brasileiro. Membro fundador da Trupe Popular Parrua e do Grupo IWÁ e fez parte dos grupos Africatarina, Cachola no Caixote. Além de diversos espetáculos, ministrou disciplinas, cursos e oficinas voltadas ao teatro de rua e à contação de histórias.

Classificação indicativa: Livre.