Passamos poucos dias em cada cidade no roteiro do ECOH Circulação, mas o encontro é sempre intenso — e seguimos com muitas novas histórias para guardar e celebrar. Entre 12 e 15 de março, Sertanópolis recebeu a equipe do ECOH com carinho e entusiasmo. A presença dos narradores e brincantes nas escolas e na Praça Central atraiu crianças e adultos para explorarem o vasto território da imaginação. Ficou aquele gosto de quero mais e moradores já perguntaram quando os artistas voltam. 😊
A programação proporcionou uma experiência coletiva potente. Os alunos da Educação Infantil, do Fundamental I da rede municipal e da APAE interagiram com alegria durante as apresentações. Foram dois dias de surpresas, escuta atenta e novos aprendizados.
No sábado, a Praça Central se transformou em palco para dois espetáculos memoráveis. À sombra de um jatobá, Edna Aguiar e Luis Henrique Bocão, o Palhaço Arnica, emocionaram e divertiram o público com histórias da ancestralidade, humor e afeto. Risadas, interações espontâneas e muitos aplausos marcaram a tarde especial.
A diretora municipal de Cultura e Turismo, Suzy Totti Aguillera, comentou suas impressões sobre o projeto:
“O projeto de contato de histórias do Grupo ECOH apresentou um grande impacto cultural e educacional, proporcionando uma experiência envolvente e significativa para o público. A interação entre contadores e participantes foi marcante, criando momentos de trocas genuínas e enriquecedoras. Apesar dos desafios logísticos, como o transporte das crianças e a mudança inesperada devido à chuva, a equipe lidou com as situações de forma ágil e eficiente, garantindo que a essência do evento fosse preservada. A entrega superou as expectativas no aspecto humano e emocional, evidenciando o compromisso com a educação e a cultura. Foi uma iniciativa inspiradora e a receptividade do público reforça a importância de projetos como este. Sem dúvida, um evento que merece ser repetido e ampliado. Em nome de nosso município, deixo aqui nossa gratidão.”
Nossa história em Sertanópolis foi ainda mais especial porque o dia 15 também marcou o aniversário da idealizadora do ECOH, Claudia Silva, que estava presente e recebeu uma homenagem carinhosa e merecidíssima. Viva a Claudia! Viva o ECOH!

📷 Confira mais imagens na [Galeria Sertanópolis], com fotos de Valéria Felix.
🎥 Assista também ao vídeo produzido por Anna Prado no canal do ECOH no YouTube.
O ECOH Circulação é uma realização do Coletivo ECOH, com apoio da COPEL, por meio do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Paraná. Acompanhe o projeto nas redes sociais:
📷 Instagram: @ecohpr
📘 Facebook: facebook.com/EcohPr