Ecoh

Pesquisa em Narração de Histórias I – Histórias do Sertão do Urucuia – Com Josiane Geroldi e Paulo Freire

Dia 16 | 19h30 | Youtube e Facebook do ECOH 

Série de 3 transmissões ao vivo sobre processos de escuta, compilação e transcriação de narrativas orais com narradores de histórias brasileiros. Artistas com expressivo trabalho de criação a partir do encontro e compilação das histórias com as comunidades tradicionais brasileiras. As lives acontecerão no formato de entrevistas online mediadas pela narradora de histórias Josiane Geroldi. Tem como principal objetivo mapear e reconhecer os artistas/pesquisadores que através do seu trabalho artístico dão vozes às expressões da cultura imaterial brasileira por trabalhos de narração artística.

Josiane Geroldi é contadora de histórias reconhecida em todo país. Em 2010 criou a Cia CONTACAUSOS com foco na produção artística, na pesquisa e montagem de espetáculos narrativos pautados na sabedoria da cultura popular oral brasileira. Desde a sua criação, diversos foram os espetáculos que se destacaram pela pesquisa, cuidado estético e poético. Contam sempre com a contribuição de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Além dos espetáculos, oficinas e projetos de circulação pelo território nacional, em 2018 a Cia Inaugurou a sua Sede “Nossa Maloca – Sítio Cultural” que propõe atividades mensais abertas ao público para vivências, oficinas e apresentações artísticas.

Paulo Freire é violeiro, compositor, escritor e contador de causos reconhecido por onde passa. Aprendeu a tocar viola no sertão de Urucuia, em Minas Gerais. Desde então foram vários CD´s gravados, viagens, livros e espetáculos por todo o Brasil.